sexta-feira, 29 de abril de 2011

"MATE A SUA VACA"

"A vida me ensinou a andar sozinho..."

Era uma vez em uma fazenda rústica e humilde havia um senhor que possuía uma vaca e dela extraia o leite para o seu sustento.

Um dia enquanto coletava leite de sua vaca para vender como fazia todos os dias apareceu um homem sábio que lhe passou a perguntar:

- “Olá, tudo bem? O que você faz aqui, qual é a sua vida?”
- “Ora, não está vendo? Eu vendo leite!”, disse-lhe o homem.
- “O senhor vende leite? Mas porque o Senhor vende leite?”

-“Por quê eu vendo leite?” Retrucou. “Ué!?! Porque meu pai vendia leite, meu avô vendia leite. Meu bisavô vendia leite. É isso que eu sei fazer, não sabemos fazer outra coisa que não seja vender leite. Levanto as 4 da manhã.  Às 5 da manha passo a ordenhar a vaca e em seguida venho para cá todos os dias e vendo leite. Com isso eu pago minhas despesas da casa, tenho 3 filhos, sou casado, dou de comer a minha família e pronto. É assim que sobrevivemos pois também não sei fazer mais nada e é isso que eu faço, vendo leite”.
- “Mas porque o Senhor não tenta uma coisa nova? Não faz uma coisa nova? A sua fazenda possui uma área tão grande, embora descuidada e sem plantação nenhuma.” Insiste o homem sábio.
- “Ah, não sei. Não tenho muitas oportunidades. Não me aparecem muitas oportunidades. Não consigo emprego e então é isso que eu faço!” - finaliza o homem.

Continuaram a conversar durante algum tempo, depois se despediram e o sábio seguiu o caminho dele e o leiteiro voltou pra casa. Naquele mesmo dia, à noite, pela madrugada e que ninguém percebesse, o sábio voltou à casa do leiteiro, tomou a mão uma faca e matou a vaca que era a única fonte de sustento do homem e de sua família. Pela manhã, ao acordar para ordenhar a vaca o homem deparou-se com a cena dela morta no curral e imediatamente entrou em um profundo desespero.

-“Meu Deus! O que vou fazer de minha vida! E agora ? Como vou pagar minhas contas? E a minha família? Como vou sustentar a minha família?”


Muito triste, sentou-se em uma pedra, levou à mão à cabeça e passou a pensar em uma alternativa,  decidiu vender a carne da vaca para dar de comer aos filhos. Feito isso passou a caminhar em torno da casa pensando no que fazer dali em diante sem a vaca.

De repente olhando pelo terreno se deparou em frente com a horta de batatas que criava para dar de comer a vaca e que servia também para alimentar a sua família. Eram batatas formosas, bem cuidadas, de excelente aparência. Então ele pensou que podia vender aquelas batatas como alternativa a morte da vaca até que resolvesse o que iria fazer da vida. Decidiu que no dia seguinte iria até a feira na intenção de vender as batatas.

O que aconteceu foi que como tratava tão bem as batatas e as batatas eram tão boas porque ele as cultivava com tanto carinho e para consumo pessoal que as pessoas na feira ao verem as batatas tão boas e formosas passaram a comprar, depois voltavam e compravam, compravam mais e mais e assim sucessivamente e em pouco tempo ele vendeu a produção toda, chegando à conclusão tinha que cultivar mais batatas.

Então aquele homem passou a cultivar e arar a terra da fazenda para poder aumentar o espaço,  aumentar a área de plantação para poder produzir mais batatas, comprou um trator,contratou empregados quando um dia aproximou-se um senhor de uma vila vizinha e perguntou:

-“Eu venho de uma outra feira, de uma outra cidade e a fama das suas batatas chegou por lá  e então eu vim aqui saber se o senhor não quer me vender a sua produção para que eu possa vender na feira de lá?” Indagou!

Claro! respondera o homem, entusiasmado com a oferta. Assim ele teve que passar a plantar ao redor de toda a sua casa, de toda a sua propriedade para vender para a feira dalí de onde morava e de outras cidades vizinhas a da sua região.

Passados dois anos este homem agora grande produtor de batatas foi participar de uma feira de agricultores e enquanto passeava por lá encontrou com o homem sábio que havia conhecido. Cumprimentaram-se de forma entusiasmada e passaram a conversar sobre a vida como fizeram da primeira vez em que se conheceram.


- “Você nem imagina. Lembra-se de quando nos falamos há anos atrás sobre o que eu fazia e  que eu estava a vender leite pois era só o que eu sabia fazer?” falava o homem ao sábio, “Você nem imagina mas naquele mesmo dia a minha vaca morreu e comecei a plantar batatas e a vender batatas. Hoje sou o  produtor principal de batatas do país e ainda exporto pra várias partes do mundo. Minha vida mudou! Hoje posso pagar uma escola fantástica pra os meus filhos, a minha mulher tem uma casa espetacular e nós temos uma qualidade de vida que eu jamais imaginei ter na vida. Realmente nos últimos dois anos minha vida mudou completamente.” O sábio disse: ”Tudo isso eu sei”. “Sabe?” - disse o homem espantado! “Sim, eu sei. Imagine que fui eu quem matou sua vaca!” O homem surpreso arregalou os olhos e disse: “Como assim? Você matou a minha vaca? Mas, por quê? Você sabia que a aquela vaca era a minha única fonte de renda? Meu sustento e a minha única forma de sobreviver?” Ao que o sábio disse – “Sim, eu sabia, mas também era a sua prisão! Na vida você estava tão dependente da sua vaca que nunca iria conseguir ultrapassar os seus medos , construir outras coisas para a sua vida. Por lhe vir somente as comodidades, elas lhe impediam de ver o quanto você estava preso e acomodado a elas. Uma vez se deparando com as dificuldades que você teve sem a sua vaca, você venceu os seus medos, superou a sua ´zona de conforto´  e a sua vida melhorou.”

Quantos de nós não estamos criando as nossas “vacas”? Seja na figura de um casamento,  um marido ou esposa? Namorado ou namorada? De um bom emprego aparentemente estável e com um bom salário ou de haver passado em um concurso público com salário fixo e estabilidade, ou uma belo diploma de médico ou advogado? Criamos as nossas vacas e literalmente nos acomodamos achando que chegamos a plenitude. As coisas simplesmente são assim e pronto! Não é? hum?

Não! Não é... Todos nós somos especiais! Precisamos transcender a "Zona de Conforto" que nos aprisiona dentro dos nossos casulos, muitos deles criados por nós mesmos. Perceber que existe vida além da mediocridade, dos barzinhos, do futebol de domingo, do emprego atrás do balcão todo o dia. Que tal um livro diferente? Um emprego melhor onde valorizem seu trabalho, onde você seja respeitado e feliz? Uma nova faculdade? Um outro empreendimento ou negócio onde você não dependa dos outros e só de sí mesmo?


Precisamos superar nossos medos e não termos receio de irmos a luta e de tentarmos coisas novas. O homem é dotado de um poder e de uma força tão infinitas quanto o conceito de infinito. Seja livre! Não tenha mêdo porque o mêdo é uma prisão! As coisas vão mudar. Elas podem mudar. Podem não mudar imediatamente mas a cada dia um pouco. Quem foi que disse que não? Se alguém disse que não pode mudar esse alguém mentiu e o nosso principal e pior adversário que podemos ter somos nós mesmos! Você é um ser único. Entre milhôes de espermatozóides você foi o primeiro! Você é importante para mim! Seja importante para você também! Não importa com o que os outros digam ou pensem. 


Quem sabe não está na hora de você "matar a sua vaca?"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!