terça-feira, 9 de dezembro de 2014

A PARÁBOLA DA TARTARUGA E DO ESCORPIÃO


 

Era uma vez uma tartaruga e um escorpião que se encontravam a beira de um rio. O escorpião, vendo tamanha correnteza e sendo incapaz de nadar voltou-se para a tartaruga e perguntou-lhe: 
– "Deixa-me atravessar esse rio agitado em tuas costas?"
– "Estás louco? Por acaso achas que eu sou algum trouxa?" protestou a tartaruga. – "imediatamente após eu deixar você subir em minhas costas você me picará enquanto eu estiver nadando, e me afogarei. Achas que eu sou trouxa?"
– "Querida tartaruga", respondeu o escorpião – "se eu te fosse picar você se afogaria e eu iria junto para o fundo. Ora, que lógica tem isso?"
Depois de um momento de reflexão, a tartaruga convencida pelo escorpião, concordou em atravessá-la em suas costas.
– "Olha lá em seu escorpião?!?!?!?!Sobe" disse ela.
Então o escorpião subiu ao casco da tartaruga que logo se embrenhou por dentro das aguas do rio. No meio do rio, quando jamais desconfiara, o escorpião deu-lhe impiedosa ferroada no lombo das costas. 

Surpresa e incapacitada pelo ataque, a tartaruga começou a afundar com o veneno que a paralisara por completo, indo ao fundo, levando consigo seu passageiro. Antes de sucumbir e sem esboçar qualquer ar de resignação, a tartaruga voltou-se para o escorpião, e disse:

– "Posso te perguntar uma coisa?"-" Confiei em você. Você me disse que não me picaria? Você disse que não havia lógica em você me picar. E eu acreditei. Agora estou morrendo e você também vai morrer por que não sabe nadar. Por que fez isso?"
– "Minha cara tartaruga! Me desculpe. Mas o que fiz nada tem haver com a lógica" respondeu.

– "Esta na minha natureza.". E afundou-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!