terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Novo prefeito de Feira de Santana José Ronaldo toma posse - meu apelo!



Toma posse hoje (01/01/2013) às 15:00, o candidato do DEM e prefeito eleito nas últimas eleições José Ronaldo de Carvalho. De nossa parte entendemos sua eleição como a melhor para Feira de Santana ante a ameaça póstuma representada pela possibilidade da vitória da aliança apoiada pelo Governo do Estado ou a perpetuação do mandato do prefeito que hoje se despede. Como cidadão e como eleitor que contribuiu para a sua vitória esperamos que o mesmo faça o que prometeu em campanha, mas que sobretudo olhe para as necessidades pelas quais a cidade tem passado, mal cuidada, suja, desordenada.

Em seu terceiro mandando o prefeito tem pela frente uma série de problemas pontuais que deve ser foco de atenção do mesmo já nos seus primeiros dias de mandato. O centro da cidade de Feira de Santana encontra-se um caos, com um abuso da presença de ambulantes  e da economia informal. O excesso de veículos e a necessidade de implantação de uma zona azul no centro são uns dos aspectos que devem ser priorizados e que certamente não fugirá de sua comprovada competência.

Mas de todos os problemas preementes pelos quais a cidade passa bem como as promessas contidas em seu programa de governo, nenhuma delas me chama mais a atenção do que a afirmação do prefeito da criação de uma Secretaria de Esportes desvinculada da secretaria de cultura e lazer. 

O motivo? Urge aqui em Feira de Santana uma atenção quanto a sua cultura esportiva. É inadimissível que uma cidade do porte da nossa tenha uma carência tão grande no que tange a execução de forma bem sucedida de projetos nesta área. E quando falamos esporte não nos referimos apenas a monocultura do futebol. Resultado? Percebemos a existência de espaços que poderiam estar sendo utilizados em prol de uma política pública voltada para o esporte e para a sociedade se transformarem em lugares sub-utilizados. O Centro Social Urbano (CSU) situado no bairro Cidade Nova aqui na cidade, por exemplo, é um deles. Lembro que no intuito de implementar uma escolinha de basquetebol fui procurar saber quem seria o responsável por aquele espaço e ninguém, nem da UEFS (universidade Estadual de Feira , nem da prefeitura, sabiam me informar. 

A FAMFS (Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana), responsável pela vinda inédita de um presidente da república a esta cidade por duas vezes em um intervalo de tempo menor que 6 meses esta sucateada e passando por necessidades de ordem trabalhista após a suspensão de recursos advindos do ministério dos esportes do governo federal, ministério este envolto em denúncias de uma série de irregularidades e desvios de verbas através de ONGs. Sem falarmos no Parque da Cidade!

A concretização de uma secretaria municipal de esportes funcionando enquanto uma autarquia pode ser uma solução, a exemplo de várias autarquias municipais de esportes que conhecemos e pelas quais passamos nos diversos clubes e municípios que representamos enquanto atleta profissional de basquetebol no eixo sul/sudeste podem ser um bom exemplo da viabilidade de captação de recursos independentes previstos em leis que incentivam o esporte abrindo possibilidades de criação de núcleos esportivos em bairros e em espaços já existentes que fomentem e disseminem a prática de diversas modalidades esportivas no município.



O esporte no município precisa deixar de ser utilizado por oportunistas a fim de se  promoverem para se tornar uma politica pública de estado efetiva. Feira de Santana precisa de ações consistentes nesse sentido com o seu imenso potencial esportivo inclusive. Sua história e os vários atletas que revelou para a Bahia e o Brasil provam isso. Aqui temos uma clientela, um público que gosta muito do esporte não apenas como espetáculo mas como hábito, prática de vida social.

Sabemos que o esporte não é a solução para as mazelas da sociedade muito menos a salvação do mundo. Clamamos ao novo prefeito que olhe com carinho para as possibilidades das politicas públicas em torno do esporte. O povo, a cidade e aqueles que acreditam no esporte e das práticas corporais em suas várias dimensões e manifestações enquanto produto da cultura humana só irão agradecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!