É corajoso aquele que fala. Aquele que brada. Desde quando em sua fala possamos identificar uma fundamentação e um conteúdo mínimo de concatenação e articulação de conhecimento, de idéias, no estabelecimento das relações concretas restritas aos fenômenos e as coisas que dizem respeito a realidade, seus objetos e conceitos. É justamente pela sua coragem em falar que Yoani Sánches representa o que representa hoje. A verdadeira face de Cuba. História Oral também é um instrumento de coleta de dados para uma pesquisa científica! Pouco usada, admito. Yoani não só fala história e politica de forma oral, mas as faz e as tem feito, em todo lugar que pisa e fala!
Não estamos acostumados em nossa prática cotidiana a falar, muito menos a fazer história, muito embora poucos saibam que aqui nesse caso vale aquela máxima popular -"quem cala, consente!". E quanto ao ouvir? Os doutos ensimesmados que se acham detentores da razão e da verdade não são capazes de ouvir o contraditório? Pois bem!
Encurralado pelos defensores do regime cubano e dos irmãos Castro quando da visita da blogueira Yoani Sánchez ao Brasil aqui por Feira de Santana, refém de "militantes" de direita, sim, da verdadeira direita hoje no poder que de forma transloucada e longe de estabelecerem um debate desrespeitavam o legítimo direito de expressão do livre pensamento e da pluralidade de idéias da maioria em uma democracia, o senador Eduardo Suplicy de forma heróica tentou controlar os uivos ululantes dos alienados manifestantes que, usando de suas armas, a agressão verbal e física, chegaram a dar um soco pelas costas em um jornalista local.
Egresso de um perfil fruto de lutas pelo estabelecimento de um regime democrático e de respeito a pessoa humana e a liberdade de expressão e longe de contar número com muitos de seus partidários de governo que sequer receberam a blogueira no palácio do planalto, tomou à frente e se dirigindo de forma firme aos "revolucionários" os encarou e os chamou ao debate: "Venha cá. Venha cá. Tenha a coragem de ouvir"
Senador Suplicy - "Tenha a coragem de ouvir"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião!