segunda-feira, 18 de março de 2013

Em SP, mais de 50% dos alunos não têm conhecimento adequado em língua portuguesa e matemática

Paulista tem mania de grandeza. De ser o dono da cocada preta. Eu mesmo morei em São Paulo por anos e anos e lembro que meu apelido lá era "Baiano", mas qualquer outro nordestino que por lá passasse era chamado de baiano do mesmo jeito. E as roupas? Se você usasse alguma bermuda coloridinha ou fizesse alguma coisa errada, mesmo que por distração era logo ouvindo "Ó o baiano, ó a baiandada!"

Pois sim!

 Tanto no ensino fundamental quanto no médio, mais da metade dos estudantes do Estado de São Paulo apresentam rendimento básico ou abaixo do básico nas duas disciplinas avaliadas – língua portuguesa e matemática. 

A pior situação é observada na performance de matemática dos alunos ao fim do ensino médio: 55,8% deles estavam abaixo do básico e outros 39,4%, no básico. A soma dá 95,2%, o que mostra que menos de 5% terminam a educação básica com o conhecimento matemático esperado.Os melhores porcentuais são os apresentados pelos alunos do 5.º ano em língua portuguesa, com “apenas” 51% avaliados com rendimento básico ou abaixo do básico, e 14,8% com performance considerada avançada.


Em matemática, o porcentual de avançados é de apenas 1% nos anos finais do fundamental e, no ensino médio fica em 0,3%.

Ou seja, com esses dados, seriam bem melhor os paulistanos reverem essa sua condição de superioridade por que a dispeito de terem a maior cidade do país não quer dizer que tenham a melhor qualidade de pessoas morando nela.


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