segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Deputado diz que cabe cobrar recursos para as escolas estaduais


Semana passada nos dirigimos em nosso "twitter" ao deputado Carlos Geilson solicitando ajuda no que se refere ao reparo\reforma da quadra do Colégio Estadual Padre Henrique, no distrito de Humildes, região de Feira de Santana. Nos dirigimos a este parlamentar como faríamos a qualquer outro, no entanto, o referido parlamentar é de Feira de Santana e se projetou politicamente enquanto radialista que é gozando de muitos eleitores e ouvintes naquele distrito. E é um bom político!  Enquanto parlamentar é um representante do povo, o mesmo povo que o elegeu e que dele, como de diversos outros parlamentares, esperam ações em prol das melhorias das condições de vida em todos os âmbitos, mas que somente dos bons políticos são agraciados com um retorno efetivo em seus anseios e aspirações.  Confira o diálogo!








 
 Eu acredito no deputado Carlos Geilson e, ao contrário do que as más linguas possam dizer, a referida quadra é muito utilizada pelos alunos e pela escola, que carece de uma reforma em toda a sua estrutura, piso, acessibilidade etc, é verdade, mas que como uma grande maioria das escolas públicas deste estado também necessita, como uma grande maioria das escolas públicas do estado também não é coberta e quando as aulas da disciplina de Educação Física são ministradas nelas, sob um sol escaldante, não só os alunos como os professores são submetidos a condições inóspitas, não condizentes com o exercício pleno e viável do trabalho educativo definido por Savianni. 

É bom que se diga que dentro do ambiente escolar a área de conhecimento entendida como Educação Física assume moldes que obedecem a didática, a metodologia e a aplicação de conteúdos que não se limitam apenas a aqueles exercidos dentro da quadra, de forma empírica e desconexa, é verdade. No entanto, há aqueles conteúdos que carecem sim do bom estado da mesma a fim de que se possa estabelecer as relações pedagógicas embutidas nas práticas corporais e sociais, entre elas o fenômeno esportivo, ou o desporto e o pré-desporto, como é entendido. Trocando em miúdos, Educação Física não é só o esporte mas o esporte é um dos seus conteúdos e carece de uma quadra com o mínimo de condições para que, quando esse conteúdo for "trabalhado", existam as condições estruturais concretas para este fim.

Nas fotos que se seguem podemos entrever o estado "lastimável" da quadra de esporte do colégio estadual Padre Henrique, no distrito de Humildes, com telas de proteção arriadas, rasgadas e depredadas, falta de podagem das plantas e das gramas  que invadem o espaço interno da quadra, falta de limpeza, pintura e demarcação poliesportiva (voley, basquete, handeibol, futsal), assim como tabela de basquetebol, pintura no chão etc. Não, a culpa não é da direção. A escola não possui recursos! No país do futebol e das olimpiadas, torcemos que o deputado Carlos Geilson nos ajude, nem que seja em fazer o papel de cobrar os recursos necessários para a reforma da quadra, muito embora, como o mesmo nos afirmou em rede social, "(...) Se o governo vai atender, são outros 500".








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!