Enquanto a TV Subáe passava ontem (24/08) matéria em horário nobre a respeito das Olimpíadas Estudantis que estão sendo realizadas em Feira de Santana como se fossem "as mil maravilhas" recebíamos um e-mail denunciando a falta de estrutura da mesma, falta de estrutura essa que compromete inclusive a saúde e o bem estar dos seus participantes, sua clientela , ou seja, alunos dos ensinos fundamental e médio.
|
Professora Érica Almeida |
Não
é de hoje, infelizmente, que vemos um decréscimo na credibilidade
desses jogos que expõem também a falta de apoio, de condições estruturais básicas e fomento a uma cultura
esportiva (latente porém inerte em sua maioria) no interior da escola
pública, seja em âmbito estadual ou municipal, fruto de uma política que usa o esporte a escola
bem como os saberes e fazeres dentro dela de forma oportunista, política de governo e não de Estado, não
como uma prioridade que diz respeito a formação humana. Transcrevo o e-mail que recebí na íntegra a fim de que o mesmo não perca sua autenticidade assim como a autenticidade da fala de quem o enviou, professora Érica, colega nossa.
Quero fazer uma denúncia.
Sou professora do Colégio Estadual General Osório e infelizmente inscrevemos nossos alunos para participar do JEFS (Jogos Estudantis de Feira de Santana). A organização do evento não preparou nenhuma estrutura de saúde, de urgência nesse último sábado, no Ginário Oyama Pinto, por isso eu tive que colocar um aluno às pressas no meu carro, com ajuda de um professor do Colégio Rotary, e levar eu mesma ao hospital por conta de um chute no joelho do aluno, já que nenhuma pessoa da organização do evento e/ou arbitragem se mobilizaram para tomar procidências, nem ao menos perguntar se precisávamos de algo, ou uma carona, sei lá. Fora o absurdo de não ter nenhuma ambulância ou socorrista no local para dar assistência de urgência/emergência. Uma irresponsabilidade, principalmente levando em consideração também que era um jogo da categoria sub 16, alunos menores de 16 anos. Qualquer outro evento e fatalidade poderiam e ainda podem acontecer (como o do link que destaco abaixo), colocando em risco adolescentes e crianças, por isso alerto para que as devidas providências sejam tomadas ou então que o evento seja suspenso imediatamente.
Adolescente leva bolada durante jogo de futebol e morre
http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2013/08/adolescente-leva-bolada-durante-jogo-de-futebol-e-morre-em-lins.html
Deus nos livre de uma fatalidade dessas!
Um outro professor também colega nosso que também teve em seu endereço de e-mail a mesma denuncia endereçada respondeu dizendo que "muitos compartilham da mesma opinião, mas que não se expressam por questões de foro pessoal ou temendo retaliações".
Eu que o diga! É lamentável que passem anos, gestões e secretários de esportes e de educação e a situação só faz piorar, por que o modelo/modo de sociedade continuam os mesmos. Não existem fiscalizações, nem órgãos de controle e quem se manifesta ainda corre o risco de ser retaliado!
E viva a Copa do Mundo de 2014. E viva as Olimpíadas de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião!