Dados das 5 metas
Nesta página você confere dados para o acompanhamento e estágio de
cumprimento das 5 Metas do Todos Pela Educação. Em cada Meta é possível
verificar se os estados ou regiões cumpriram as suas respectivas metas
intermediárias. Para ter acesso às análises dos mais recentes dados de
acompanhamento das Metas, baixe o De Olho nas Metas 2012.
Números e informações até:
Fonte: Resultados preliminares da amostra do Censo Demográfico 2010 - Sidra/IBGE
Dados insuficientes
“Até 2022, 98% ou mais das crianças e jovens de 4 a 17 anos deverão estar matriculados e frequentando a escola”.
Em 2008, ao analisarmos o Brasil como um todo, 91,4% das crianças e
jovens entre 4 e 17 anos já estavam na escola. Essa proporção subiu para
91,9% em 2009. Apesar de positivo, o aumento não foi suficiente para
que a meta intermediária de 92,7% fosse atingida.
Indicadores |
Metas |
||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
2007 | 2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2011 | 2021 | |
Brasil | 90,4 % | 91,4 % | 91,9 % | 91,5 % | 92,0 % | 94,1 % | 98,0 % |
Fonte: Resultados preliminares da amostra do Censo Demográfico 2010 - Sidra/IBGE
Dados referentes a 2010 provêm dos resultados preliminares da amostra do Censo Demográfico 2010 (Sidra/IBGE) e se referem aos estados, regiões e Brasil.
Dados referentes aos outros anos são provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que por não ser censitária fornece apenas resultados da Meta 1 para unidades da federação, para as regiões e para o Brasil.
Números e informações até:
Fonte: TPE, Inst. Paulo Montenegro/IBOPE, Fund. Cesgranrio, Inep
“Até 2010, 80% ou mais, e até 2022, 100% das crianças deverão
apresentar as habilidades básicas de leitura e escrita até o final da 2ª
série ou 3º ano do Ensino Fundamental”.
Atualmente, o sistema educacional brasileiro não dispõe de uma
avaliação externa oficial, nacional, regular e em larga escala para
medir o que as crianças efetivamente aprenderam nos primeiros anos da
Educação Básica. Mas, em 2011, o movimento Todos Pela Educação, com a
parceria do Instituto Paulo Montenegro/Ibope, da Fundação Cesgranrio e
do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep), realizou a Prova ABC
(Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização). A Prova ABC
aferiu o aprendizado das crianças para o Brasil e cada região ao fim do
3º ano do Ensino Fundamental em leitura, escrita e matemática. Dados por
estados ou municípios não estão disponíveis. Apesar da Meta 2 fixar
expectativas somente para leitura e escrita, os resultados de matemática
também estão disponíveis e as mesmas metas foram consideradas.
Indicadores |
Metas |
||
---|---|---|---|
2011 | 2011 | 2022 | |
2ª/3º EF - Escrita | 53,3 % | 80,0 % | 100,0 % |
2ª/3º EF - Leitura | 56,1 % | 80,0 % | 100,0 % |
2ª/3º EF - Matemática | 42,8 % | 80,0 % | 100,0 % |
Fonte: TPE, Inst. Paulo Montenegro/IBOPE, Fund. Cesgranrio, Inep
Pontuação mínima na escala do Saeb, estabelecida pelo Todos Pela
Educação como adequada para a 2ª série / 3º ano do Ensino Fundamental em
leitura e matemática:
Leitura: no nível 175 ou maior
Matemática: no nível 175 ou maior
Pontuação mínima numa escala de 0 a 100, criada especialmente para a
Prova ABC, estabelecida pelo Todos Pela Educação como adequada para a 2ª
série / 3º ano do Ensino Fundamental em escrita:
Escrita: no nível 75 ou maior
Os dados da Prova ABC têm como abrangência geográfica o Brasil e as
regiões. Foram amostrados cerca de 6.000 alunos de escolas estaduais,
municipais e particulares de todas as capitais brasileiras. Para
detalhes da Prova ABC e interpretação pedagógica dos níveis adequados de
aprendizagem, consulte o Relatório de De Olho nas Metas 2011.
Brasil
Números e informações referentes a:
Fonte: SAEB/INEP
“Até 2022, 70% ou mais dos alunos terão aprendido o que é essencial PARA O SEU ANO”.
Ficou definido, então, que 70% dos alunos do 5º e 9º anos do Ensino
Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, no conjunto das redes pública e
privada, deverão ter desempenhos superiores a respectivamente 200, 275 e
300 pontos na escala de Português do Saeb, e superiores a 225, 300 e
350 pontos na escala de matemática.A Meta 3 talvez seja a mais desafiadora das 5 Metas estabelecidas pela Comissão Técnica do Todos Pela Educação. Hoje, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) indica que nenhuma das séries avaliadas (5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio) possui 35% dos alunos com aprendizado adequado, seja em língua portuguesa, seja em matemática.
Indicadores | Metas | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
2003 | 2005 | 2007 | 2009 | 2011 | 2011 | 2021 | |
4ª/5º EF - Port. | 25,6 % | 26,6 % | 27,9 % | 34,2 % | 40,0 % | 42,2 % | 70,0 % |
4ª/5º EF - Mat. | 15,1 % | 18,7 % | 23,7 % | 32,6 % | 36,3 % | 35,4 % | 70,0 % |
8ª/9º EF - Port. | 20,1 % | 19,5 % | 20,5 % | 26,3 % | 27,0 % | 32,0 % | 70,0 % |
8ª/9º EF - Mat. | 14,7 % | 13,0 % | 14,3 % | 14,8 % | 16,9 % | 25,4 % | 70,0 % |
3ª EM - Port. | 26,9 % | 22,6 % | 24,5 % | 28,9 % | 29,2 % | 31,5 % | 70,0 % |
3ª EM - Mat. | 12,8 % | 10,9 % | 9,8 % | 11,0 % | 10,3 % | 19,6 % | 70,0 % |
Fonte: SAEB/INEP
Pontuaçao mínima na escala do Saeb, estabelecida pelo Todos Pela Educação como adequada a cada série:
4a série EF - Língua Portuguesa: acima de 200 pontos. Matemática: acima de 225 pontos.
8a série EF - Língua Portuguesa: acima de 275 pontos. Matemática: acima de 300 pontos.
3a série EM - Língua Portuguesa: acima de 300 pontos. Matemática: acima de 350 pontos.
Os dados Brasil referem-se a escolas federais, estaduais, municipais e privadas, das áreas urbana e rural.
Os dados de regiões e estados referem-se a escolas estaduais, municipais e privadas, da área urbana.
Os dados de municípios referem-se a escolas federais, estaduais e municipais da área urbana.
4a série EF - Língua Portuguesa: acima de 200 pontos. Matemática: acima de 225 pontos.
8a série EF - Língua Portuguesa: acima de 275 pontos. Matemática: acima de 300 pontos.
3a série EM - Língua Portuguesa: acima de 300 pontos. Matemática: acima de 350 pontos.
Os dados Brasil referem-se a escolas federais, estaduais, municipais e privadas, das áreas urbana e rural.
Os dados de regiões e estados referem-se a escolas estaduais, municipais e privadas, da área urbana.
Os dados de municípios referem-se a escolas federais, estaduais e municipais da área urbana.
Brasil
Números e informações até:
Fonte: PNAD/IBGE
"Até 2022, 95% ou mais dos jovens
brasileiros de 16 anos deverão ter completado o Ensino Fundamental e 90%
ou mais dos jovens brasileiros de 19 anos deverão ter completado o
Ensino Médio”.
A taxa de conclusão do Ensino Médio aos 19 anos foi de 50,2% em 2009.
Este percentual está acima da meta proposta, o que é um bom sinal.
Entretanto, é preciso observar que a distância para a meta final é ainda
grande. Em 2022, espera-se que 90% dos jovens com 19 anos tenham
completado esta etapa do ensino – o que representa um aumento de 40
pontos percentuais nos próximos 14 anos.
Indicadores | Metas | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
2006 | 2007 | 2008 | 2009 | 2011 | 2011 | 2021 | |
Jovens de 16 anos que concluíram o EF | 58,8 % | 60,5 % | 61,5 % | 63,4 % | 64,9 % | 72,9 % | 95,0 % |
Jovens de 19 anos que concluíram o EM | 44,1 % | 44,9 % | 47,1 % | 50,2 % | 51,1 % | 53,6 % | 90,0 % |
Fonte: PNAD/IBGE
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) por não ser
censitária fornece apenas resultados da Meta 4 para unidades da
federação, para as regiões e para o Brasil.
Brasil
Números e informações até:
Fonte: Deed/Inep/MEC
“Até 2010, mantendo até 2022, o investimento público em Educação Básica deverá ser de 5% ou mais do PIB”.
Em 2009 o investimento público direto em Educação Básica foi de 4,3% do PIB (Produto Interno Bruto).
Indicadores | Metas | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
2006 | 2007 | 2008 | 2009 | 2010 | 2010 | 2021 | |
Brasil | 3,0 % | 3,0 % | 4,0 % | 4,0 % | 4,3 % | 5,0 % | 5,0 % |
Fonte: Deed/Inep/MEC
Para a Meta 5, não há dados por estado.
Dados de 2000 a 2010 divulgados pelo Inep em 19/01/12.
Dados de 2000 a 2010 divulgados pelo Inep em 19/01/12.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião!