terça-feira, 10 de setembro de 2013

A falácia das 5 metas na educação em um país que prioriza estádios de futebol à escolas, professores, hospitais...

Dados das 5 metas

Nesta página você confere dados para o acompanhamento e estágio de cumprimento das 5 Metas do Todos Pela Educação. Em cada Meta é possível verificar se os estados ou regiões cumpriram as suas respectivas metas intermediárias. Para ter acesso às análises dos mais recentes dados de acompanhamento das Metas, baixe o De Olho nas Metas 2012.

Números e informações até:
Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola - 2011
Fonte: Resultados preliminares da amostra do Censo Demográfico 2010 - Sidra/IBGE

Dados insuficientes

“Até 2022, 98% ou mais das crianças e jovens de 4 a 17 anos deverão estar matriculados e frequentando a escola”.
  Em 2008, ao analisarmos o Brasil como um todo, 91,4% das crianças e jovens entre 4 e 17 anos já estavam na escola. Essa proporção subiu para 91,9% em 2009. Apesar de positivo, o aumento não foi suficiente para que a meta intermediária de 92,7% fosse atingida.
Indicadores
Metas

2007 2008 2009 2010 2011 2011 2021
Brasil 90,4 % 91,4 % 91,9 % 91,5 % 92,0 % 94,1 % 98,0 %
Fonte: Resultados preliminares da amostra do Censo Demográfico 2010 - Sidra/IBGE
 

Dados referentes a 2010 provêm dos resultados preliminares da amostra do Censo Demográfico 2010 (Sidra/IBGE) e se referem aos estados, regiões e Brasil.
Dados referentes aos outros anos são provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que por não ser censitária fornece apenas resultados da Meta 1 para unidades da federação, para as regiões e para o Brasil.
Números e informações até:
Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos - 2011
Fonte: TPE, Inst. Paulo Montenegro/IBOPE, Fund. Cesgranrio, Inep


“Até 2010, 80% ou mais, e até 2022, 100% das crianças deverão apresentar as habilidades básicas de leitura e escrita até o final da 2ª série ou 3º ano do Ensino Fundamental”.
Atualmente, o sistema educacional brasileiro não dispõe de uma avaliação externa oficial, nacional, regular e em larga escala para medir o que as crianças efetivamente aprenderam nos primeiros anos da Educação Básica. Mas, em 2011, o movimento Todos Pela Educação, com a parceria do Instituto Paulo Montenegro/Ibope, da Fundação Cesgranrio e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizou a Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização). A Prova ABC aferiu o aprendizado das crianças para o Brasil e cada região ao fim do 3º ano do Ensino Fundamental em leitura, escrita e matemática. Dados por estados ou municípios não estão disponíveis. Apesar da Meta 2 fixar expectativas somente para leitura e escrita, os resultados de matemática também estão disponíveis e as mesmas metas foram consideradas.

Indicadores

Metas
2011 2011 2022
2ª/3º EF - Escrita 53,3 % 80,0 % 100,0 %
2ª/3º EF - Leitura 56,1 % 80,0 % 100,0 %
2ª/3º EF - Matemática 42,8 % 80,0 % 100,0 %

Fonte: TPE, Inst. Paulo Montenegro/IBOPE, Fund. Cesgranrio, Inep
Pontuação mínima na escala do Saeb, estabelecida pelo Todos Pela Educação como adequada para a 2ª série / 3º ano do Ensino Fundamental em leitura e matemática:
Leitura: no nível 175 ou maior
Matemática: no nível 175 ou maior
Pontuação mínima numa escala de 0 a 100, criada especialmente para a Prova ABC, estabelecida pelo Todos Pela Educação como adequada para a 2ª série / 3º ano do Ensino Fundamental em escrita:
Escrita: no nível 75 ou maior

Os dados da Prova ABC têm como abrangência geográfica o Brasil e as regiões. Foram amostrados cerca de 6.000 alunos de escolas estaduais, municipais e particulares de todas as capitais brasileiras. Para detalhes da Prova ABC e interpretação pedagógica dos níveis adequados de aprendizagem, consulte o Relatório de De Olho nas Metas 2011.

Brasil

Números e informações referentes a:
Todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano - 2011
Fonte: SAEB/INEP


“Até 2022, 70% ou mais dos alunos terão aprendido o que é essencial PARA O SEU ANO”.
Ficou definido, então, que 70% dos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, no conjunto das redes pública e privada, deverão ter desempenhos superiores a respectivamente 200, 275 e 300 pontos na escala de Português do Saeb, e superiores a 225, 300 e 350 pontos na escala de matemática.
A Meta 3 talvez seja a mais desafiadora das 5 Metas estabelecidas pela Comissão Técnica do Todos Pela Educação. Hoje, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) indica que nenhuma das séries avaliadas (5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio) possui 35% dos alunos com aprendizado adequado, seja em língua portuguesa, seja em matemática.
Indicadores Metas
2003 2005 2007 2009 2011 2011 2021
4ª/5º EF - Port. 25,6 % 26,6 % 27,9 % 34,2 % 40,0 % 42,2 % 70,0 %
4ª/5º EF - Mat. 15,1 % 18,7 % 23,7 % 32,6 % 36,3 % 35,4 % 70,0 %
8ª/9º EF - Port. 20,1 % 19,5 % 20,5 % 26,3 % 27,0 % 32,0 % 70,0 %
8ª/9º EF - Mat. 14,7 % 13,0 % 14,3 % 14,8 % 16,9 % 25,4 % 70,0 %
3ª EM - Port. 26,9 % 22,6 % 24,5 % 28,9 % 29,2 % 31,5 % 70,0 %
3ª EM - Mat. 12,8 % 10,9 % 9,8 % 11,0 % 10,3 % 19,6 % 70,0 %

Fonte: SAEB/INEP
Pontuaçao mínima na escala do Saeb, estabelecida pelo Todos Pela Educação como adequada a cada série:
4a série EF - Língua Portuguesa: acima de 200 pontos. Matemática: acima de 225 pontos.
8a série EF - Língua Portuguesa: acima de 275 pontos. Matemática: acima de 300 pontos.
3a série EM - Língua Portuguesa: acima de 300 pontos. Matemática: acima de 350 pontos.

Os dados Brasil referem-se a escolas federais, estaduais, municipais e privadas, das áreas urbana e rural.
Os dados de regiões e estados referem-se a escolas estaduais, municipais e privadas, da área urbana.
Os dados de municípios referem-se a escolas federais, estaduais e municipais da área urbana.

Brasil

Números e informações até:
Todo jovem de 19 anos com  Ensino Médio concluído - 2011
Fonte: PNAD/IBGE


"Até 2022, 95% ou mais dos jovens brasileiros de 16 anos deverão ter completado o Ensino Fundamental e 90% ou mais dos jovens brasileiros de 19 anos deverão ter completado o Ensino Médio”.
  A taxa de conclusão do Ensino Médio aos 19 anos foi de 50,2% em 2009. Este percentual está acima da meta proposta, o que é um bom sinal. Entretanto, é preciso observar que a distância para a meta final é ainda grande. Em 2022, espera-se que 90% dos jovens com 19 anos tenham completado esta etapa do ensino – o que representa um aumento de 40 pontos percentuais nos próximos 14 anos.
Indicadores Metas
2006 2007 2008 2009 2011 2011 2021
Jovens de 16 anos que concluíram o EF 58,8 % 60,5 % 61,5 % 63,4 % 64,9 % 72,9 % 95,0 %
Jovens de 19 anos que concluíram o EM 44,1 % 44,9 % 47,1 % 50,2 % 51,1 % 53,6 % 90,0 %

Fonte: PNAD/IBGE
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) por não ser censitária fornece apenas resultados da Meta 4 para unidades da federação, para as regiões e para o Brasil.

Brasil

Números e informações até:
Investimento em Educação ampliado e bem gerido - 2010
Fonte: Deed/Inep/MEC



“Até 2010, mantendo até 2022, o investimento público em Educação Básica deverá ser de 5% ou mais do PIB”.
  Em 2009 o investimento público direto em Educação Básica foi de 4,3% do PIB (Produto Interno Bruto).
Indicadores Metas
2006 2007 2008 2009 2010 2010 2021
Brasil 3,0 % 3,0 % 4,0 % 4,0 % 4,3 % 5,0 % 5,0 %
Fonte: Deed/Inep/MEC
Para a Meta 5, não há dados por estado.
Dados de 2000 a 2010 divulgados pelo Inep em 19/01/12.

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