sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Epidemia Zika vírus! De quem é a culpa?





Há muito tempo que as comunidades brasileiras vem sendo acometidas de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Eu mesmo já tive Dengue e ainda sofro com as sequelas de uma Chikungunya que insiste em não me abandonar com dores fortes nas articulações, cansaço e por vezes dor de cabeça. No entanto, com a descoberta de que o mesmo mosquito transmissor da Dengue e Chikungunya é o responsável pela transmissão do vírus Zika e que este ultimo pode, em gestantes, ser a causa da "microcefalia" nos primeiros meses de gravidez, para o Brasil inteiro e o mundo se preocuparem a nível de epidemia. 
Agora, eu lhe pergunto: quantas mulheres engravidaram antes de se constatar que o vírus Zika é responsável pela microcefalia? Quantos bebês foram vítimas do descaso e da falta de responsabilidade dos orgãos públicos responsáveis pela saúde em conter o avanço do mosquito? Será que se o Aedes aegypti não fosse responsável pelo vetor da microcefalia as autoridades estariam lidando com o combate do mosquito como estão fazendo agora? Desculpem-me mas acredito que não! E agora, como se não bastasse, a Fiocruz emite nota afirmando que foram encontradas amostras do virus na saliva e na urina de pacientes diagnósticados com Zika. (Leia aqui)
O que eu estou querendo dizer e para alguns eu posso não estar sendo claro é que em minha opinião houve negligência por parte do poder público e falta de seriedade. E o resultado aí está...

Junte-se a isso um sistema de saúde deficiente onde os egressos das faculdades de medicina querem trabalhar apenas nos centros urbanos, um sistema de limpeza e de infra-estrutura de saneamento e esgotamento básico depredado e ainda uma grande falta de informação e educação por parte das pessoas que não possuem o entendimento e a compreensão da responsabilidade que tem no combate aos focos, criadouros dos mosquitos e teremos um cenário aterrorizador nos próximos anos no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião!